segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Estes gajos não atinam!

Não sou jornalista nem pretensões, mas abomino solenemente a falta de rigor com que certos artigos de certos órgãos de comunicação saem a público sem (quase) ninguém se aperceber.
Vem isto ao caso do artigo abaixo, do Diário de Coimbra, e inserido "tal e qual", sem o mínimo reparo, no "site" da Freguesia. Quase que dá para dizer "cada cavadela sua minhoca".
Não questiono sequer o artigo em si nem o seu conteúdo, só que, a começar pelo título, cabeçalho, ou que nome queiram dar e essa "porra"!!!...
Mini-campo desportivo inaugurado ainda este mês de Julho.
Depois nas duas primeiras linhas:
"O próximo dia 16 (é de Agosto, não de Julho) será de comemoração em Ribeira de Frades. Em plena Festa de Nossa Senhora da Nazaré, a padroeira daquela freguesia, a população... ... ..." (pois é, o padroeiro da Freguesia é S. Miguel, se o articulista deixar...)
Já no segundo parágrafo escreve que " A cerimónia formal está marcada para as 10h30, mas o relvado sintético de 22 por 12 metros quadrados... ... ... (quadrado é ele ou quem quer que seja responsável por isso!)
Caramba! Realmente, não há pachorra!...

5 comentários:

JPG disse...

Realmente, não sei qual a pior...

Enganarem-se no mês, ainda passa como gralha.

Falharem no Santo padroeiro, como ignorância.

Maltratar a matemática com confundindo metros lineares (distância) com metros quadrados (área), já cheira a burrice.

É caso para dizer: "quem te manda a ti sapateiro, tocar rabecão?"

Vycent disse...

Já nada me admira!

Não queria, por motivos óbvios, alongar-me em comentários. Apenas gostava de dizer que nestas coisas da escrita, ou se sabe, ou é melhor ter os dedos quietos.

Desde que li num jornal (que não interessa para o caso), através do seu correspondente (oxalá o homem seja ainda vivo e de boa saúde) e a quem alguém já chamou a Pena (caneta) de Cantanhede, o referido jornalista escreveu que se tinha disputado uma prova de locomoção aquatática (eu chamo-lhe natação). Falar ainda da dimensão da terra usando a expressão Área Perimetral...
já nada me admira!

Anónimo disse...

Diário As Beiras ; não Diário das Beiras

Batnavó disse...

Bem dito. Também cometo erros. Poderá o(a) Sr.(a) anónimo(a) verificar, que no post seguinte essa situação já não acontece. De qualquer modo fico grato e vou já rectificar.

Vycent disse...

Posso assegurar que o dito jornal tem no (seu) título As Beiras. Trabalhei (mesmo) 7 anos lá, até por aí tenho a certeza.

Quem me pagava era uma tal de BEIRASTEXTO - Soc. Editora,
S.A.; porém havia 'malta' que lá trabalhava que recebia de uma tal Grafimondego (não me interessa se c/SA ou s/SA, agora deverá estar diferente, até já tem logotipo novo (As Beiras, claro).

Há ainda uma 'dúvida' que passados estes anos (ainda) me continua a "assaltar"; As Beiras do título referem-se a quais? à Litoral e à Interior? à Baixa e à Alta? ou às 4?

Ainda para quem se mostrou tão contra a regionalização, em lugar de terem conseguido 'tiros' certeiros, fartam-se de dar 'tiros' nos pés...

Penso que foi por volta do tal 25 de Abril que acabaram com as províncias, embora - na prática - e nalgumas práticas há muita coisa que se mantém.

Tinha um livro do 9.º Ano (antigo 5.º ano do liceu) de Introdução ao Jornalismo numa das "garagens" (que não me foi assaltada), pelo que posso emprestar, até só, por uma questão de cultura geral. Acho que já vi cópias pelo ciberespaço...

É como disse (já aqui) e anteriormente: "Já nada me admira!", mas já me alonguei um pouco (desta vez).