quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Estamos ricos!

Desde miúdo me recordo de ouvir dizer em todo o lado: -"Oh pá, leste o "calinas" de hoje?!..."
Esta frase, ao tempo, dita com um certo carinho, referia-se ao velhinho Diário de Coimbra. Os erros sucediam-se já que, tanto as técnicas de impressão eram rudimentares, como as pessoas que o compunham não eram muito "letradas". Hoje já não é bem assim, muito embora, quando se fala do "calinas" ou do "calino", ainda muitos associem as palavras ao dito jornal.
Vem isto ao facto de o mal de inveja ser "uma doença da porra". O diário concorrente não querendo ficar para trás, começou a distribuir disparates por tudo quanto é lado.
Eis, de seguida, um bocado da página 3 do Diário as Beiras, do dia 14 de Agosto de 2009, em que escrevem sobre a nossa "Ribeira de Frades".
(Fazer duplo click, para aumentar.)

Sim senhor. O primeiro artigo, diz que temos um jardim de infância, um centro de dia e um ATL. Tudo bem. Agora, de o Grupo de Acção Sócio Caritativo prestar apoio domiciliário e ter serviço de ambulâncias!...

Então é assim: O dito grupo, entre outras coisas, presta apoio a algumas famílias carenciadas. O apoio domiciliário é assegurado pelo centro de dia. Quanto às ambulâncias (que já foi uma das valências do Grupo de Acção Sócio Caritativo), já não existem há um "ror" de anos cá na Ribeira. Não terá o(a) camarada confundido as carrinhas do centro de dia com ambulâncias?

O segundo artigo diz que temos uma pista de motocross e um campo de tiro. Embora já cá se tenham disputado algumas provas de motocross e outras de tiro aos pratos, foram situações esporádicas, organizadas sobretudo por comissões de festas, com a intenção de angariar fundos. Não temos nem pista nem campo de tiro. Inventa-se um ou outro conforme as necessidades. O(a) amigo(a), também se esqueceu de dizer, que temos uma "rampa para corridas de carros de rolamentos", "tabuleiros e fitos" (para o jogo da malha) e uma "pista" para os caçadores treinarem os cães..

Seguidamente não temos um centro de apoio à juventude. Temos dois. É o Café Rossio e o Café Amoreira. É nesses centros que se concentram os artistas referidos no artigo como "outras artes".

Finalmente, além do (também ele velhinho) Sporting Clube Ribeirense, há outro clube na freguesia, Sport Clube Ribeirensse. (assim mesmo, com dois "ésses")

Com artigos tão deliciosamente elaborados, só por mero esquecimento lhe pode ter passado não escrever nada sobre o Núcleo Sportinguista do Mondego. Se mais não fosse, só por a prova de BTT que organizam e que traz à região centenas de atletas.

Como é possível, em tão pouco espaço, escrever-se tanta asneira?


4 comentários:

JPG disse...

Assim está bem!

Estás numa forma do melhor.

Força!!!

Vycent disse...

idem, aspas.

Anónimo disse...

Caro amigo se deres uma vista de olhos pelo sítio da Junta de Freguesia de Ribeira de Frades, repararás que o erro nasce aí.

Sofia Veloso disse...

Não pude deixar de me sentir tentada a comentar este seu post, por isso aqui fica a minha (humilde) opinião. Primeiro que tudo, quero dar-lhe os parabéns, tanto pelo seu blog como pelo seu espírito crítico, que é do melhor. Aliás, fazem falta mais sítios como este, cheios de piadas inteligentes. Quanto ao post propriamente dito, começo por perguntar se conhece o chamado "FACTOR C". Pois é... é que não conheço área onde isto seja tão evidente... Estudei Jornalismo e tentei os jornais da zona para fazer um estágio profissional, a fim de conseguir a carteira de jornalista. Sim, é verdade, eu preciso de 4 anos de curso + 3 meses de estágio curricular + 6 meses de estágio profissional para ser efectivamente jornalista. Mas sabe o meu caro amigo que se escrever para um jornal (por exemplo) por um período de 2 anos que fica igualmente com carteira de jornalista?? Mas isto nem é o pior… O problema é mesmo os lugares que ficam (eternamente ) ocupados por A, B ou C, sendo que estes são primos, cunhados ou enteados dos directores… E a falta de profissionalização dá nisto: erros atrás de erros… Erros revoltantes, que espelham a sociedade do “faz-de-conta” em que todos estamos inseridos.